Pré-requisitos
• Estudar em uma das escolas parceiras do FINC 2021:
• Ter a partir de 16 anos (com autorização dos pais);
• Assumir o trabalho voluntário com responsabilidade;
• Comparecer aos treinamentos e reuniões dos voluntários;
• Participar do Curso de Formação Básica em voluntariado no FINC 2021;
• Ter disponibilidade de participar da 12ª edição do FINC, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2021;

Voluntariado


COMO SER VOLUNTÁRIO NO FINC?

PROJETO FINC DE VOLUNTARIADO

Pelo 5º ano, o FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa conta com a realização do PROJETO FINC DE VOLUNTARIADO, na cidade de Baía Formosa/RN. A iniciativa foi idealizada pelo jornalista Lamonier Araújo e tem como objetivo, desenvolver o papel social dos jovens na comunidade e proporcionar o acesso dos moradores, na construção e produção do Festival.

No ano de 2019, o projeto contou com a participação de 40 jovens da rede pública de ensino. Para participar, foram realizados seleções, treinamentos e capacitação dos selecionados para atuação durante os dias do Festival. No processo de seleção, os interessados conheceram os benefícios de ser voluntário, bem como compreender a importância da iniciativa na construção profissional e pessoal, em prol da comunidade.

Lamonier Araújo, idealizador e coordenador do projeto, destaca a iniciativa: “o trabalho voluntário proporciona conhecimento e formação para os participantes. No FINC, todos os voluntários recebem certificado e conhecem como funcionam os bastidores de um Festival de Cinema Internacional”, reforçou. Os jovens atuam no atendimento ao público, no setor de imprensa, no cerimonial e na secretaria do evento. O horário dos voluntários são escalados conforme a disponibilidade e a vontade de cada um.

Desde a adolescência, Lamonier é envolvido em causas sociais, ambientalistas, culturais e esportivas. Participou da Copa 2014 e das Olimpíadas Rio 2016, atuando no atendimento ao público em ambos. Ele pretende difundir a prática da ação no Rio Grande do Norte para quebrar com o preconceito existente contra atividade. Criou em 2016, o PROJETO FINC DE VOLUNTARIADO na cidade de Baía Formosa e acredita que a ação agrega valor tanto para quem faz, quanto para quem recebe. Esse tipo de atividade é voltado para o bem da comunidade. “Oferecer oportunidade para os jovens é acreditar, que a educação e a cultura podem transformar a  vida deles e de toda comunidade. Esse é apenas um pequeno passo, para um longo caminho de sucesso que esses estudantes tem pela frente”, completou.